Treinamento Corporativo

Inteligência Artificial aplicada ao Pricing e Revenue Management

O treinamento é indicado para quem

Tem o desafio de estruturar uma área de precificação na empresa.

Quer tornar o seu tornar seu processo mais rápido e eficiente.

Deseja liberar o potencial da equipe para tomar decisões estratégicas.

Eleve o nível de maturidade e conhecimento em precificação da equipe

Treinamento customizado para a sua companhia, compartilhando o know-how Aprix em IA aplicada a precificação e cases em grandes players de diferentes segmentos.


Ao final do treinamento, o time estará com o nível de maturidade e conhecimento elevado para enfrentar os desafios da precificação no seu dia-a-dia.

Saiba mais

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Conteúdo

Fundamentos


Introdução ao Pricing: O que é pricing e por que é importante?

1 hora

• Fatores que afetam o pricing: custo, concorrência, valor, segmentos de clientes e condições de mercado;

• Entendendo estruturas de custo: custos fixos, custos variáveis e custos semi-variáveis;

• Os impostos e seus conceitos básicos: como diferem por estado? Como utilizar esses conceitos em prol da melhor decisão de preço?

• O impacto do custo e das margens nas decisões de pricing: curva de demanda e preço ótimo.


Estratégias de Precificação e Escada de Maturidade

1 hora

• Markup: conceitos, estratégias e aplicabilidade;

• Cost-based: vantagens, desvantagens e melhores práticas;

• Market-based: vantagens, desvantagens e melhores práticas;

• Preço baseado em valor: entendendo o valor percebido pelo cliente e disposição para pagar;

• Transfer-pricing: o pricing inserido na cadeia de vendas;

• Outras estratégias como: skimming pricing, segmentação de clientes e dynamic pricing;

• A escada de maturidade do pricing.

Market-based e Value-based strategy: elasticidade


Market-based

1 hora

• Entendendo o cenário competitivo: análise de preços dos concorrentes;

• Teoria dos jogos de preços: como antecipar e responder às movimentações de preços dos concorrentes;

• Jogo de empresas - aplicação prática da teoria dos jogos.


Value-based

1 hora

• Entendendo o Valor do Cliente: O Conceito de Utilidade;

• O que é utilidade e como está relacionada ao valor do cliente?;

• O conceito de utilidade marginal e sua importância na precificação;

• Medindo a utilidade: como realizar pesquisas com clientes e analisar os dados;

• Curvas de Decisão e Análise de Sensibilidade de Preços;

• Usando curvas de decisão para estimar a sensibilidade de preços;

• Compreendendo a relação entre preço e demanda: a curva de demanda e o coeficiente de elasticidade preço-demanda.


Elasticidade

1 hora

• O Efeito de Elasticidade e a Disposição a Pagar;

• Elasticidade preço-demanda e Elasticidade Cruzada;

• Como utilizar a ciência de dados aliada para medir a elasticidade e aumentar os ganhos da empresa;

IA aplicada ao pricing: modelos


Elementos de IA e modelagem

45 minutos

• Uma breve história da IA;

• “Todos os modelos estão errados, mas alguns são úteis”;

• Passos para a construção, seleção e performance de um modelo;

• Principais erros na etapa de modelagem e como mitigá-los;

• Famílias de modelos e cases de aplicação em pricing.


"Price-response curve e aplicação prática em python

2 horas e 45 minutos

• Workshop prático de modelagem de price-response curves.


Modelagem Avançada

30 minutos

• ARIMAX e modelos multilineares autoregressivos: vantagens e limitações;

• Bayesian models;

• Booster e Redes Neurais aplicadas para precificação: vantagens e limitações.

IA aplicada ao pricing: algoritmos de otimização


Price optimization

3 horas

• Cases em diferentes segmentos;

• Atividade prática envolvendo todo o time e trazendo um desafio real da companhia.


Retrospectiva dos principais aprendizados e conclusão

1 hora


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Instrutor

Guilherme Zuanazzi

CEO da Aprix

Guilherme Zuanazzi

CEO da Aprix

Engenheiro de Produção | UFRGS (Brasil)

Engenheiro Industrial com foco em Supply-Chain |INP-Grenoble (França)

Consultoria em pricing na Accenture, em Paris

Harvard Extension School | MLA com foco em Data Science

Experiência em pricing em diferentes segmentos: transportes, montadoras, combustíveis, bens de consumo e outros

Engenheiro de Produção | UFRGS (Brasil)

Engenheiro Industrial com foco em Supply-Chain |INP-Grenoble (França)

Consultoria em pricing na Accenture, em Paris

Harvard Extension School | MLA com foco em Data Science

Experiência em pricing em diferentes segmentos: transportes, montadoras, combustíveis, bens de consumo e outros

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Equipes Treinadas

Exemplo de Carrossel com Legenda
Torne sua equipe protagonista em decisões estratégicas

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Certificado

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, destacar-se tornou-se essencial para o sucesso profissional.


No LinkedIn, publicar certificações é uma estratégia poderosa para se destacar, pois não apenas validam suas habilidades e conhecimentos, mas também demonstram comprometimento com o aprimoramento contínuo.

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Conheça a Aprix

A Aprix é especialista em resolver problemas complexos de precificação com alto volume de dados usando inteligência artificial.


Produzimos plataformas de otimização de preços usando IA que aumentam a eficiência operacional e estratégica dos processos de pricing.


Também monitoramos milhões de preços diariamente, utilizados para a tomada de decisão de bancos de investimento, indústrias, transportadoras e outros segmentos.


Onde Estamos

Empresas de diferentes portes e segmentos utilizam as nossas tecnologias para resolver problemas complexos de precificação e ganhar eficiência.


Entre elas, indústrias de bens de consumo, empresas de serviços, distribuidoras, redes de postos de combustíveis e bancos de investimento globais.

Preencha o formulário e entre em contato para receber mais informações sobre o treinamento em pricing!