Tem o desafio de estruturar uma área de precificação na empresa.
Quer tornar o seu tornar seu processo mais rápido e eficiente.
Deseja liberar o potencial da equipe para tomar decisões estratégicas.
Treinamento customizado para a sua companhia, compartilhando o know-how Aprix em IA aplicada a precificação e cases em grandes players de diferentes segmentos.
Ao final do treinamento, o time estará com o nível de maturidade e conhecimento elevado para enfrentar os desafios da precificação no seu dia-a-dia.
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Introdução ao Pricing: O que é pricing e por que é importante?
• Fatores que afetam o pricing: custo, concorrência, valor, segmentos de clientes e condições de mercado;
• Entendendo estruturas de custo: custos fixos, custos variáveis e custos semi-variáveis;
• Os impostos e seus conceitos básicos: como diferem por estado? Como utilizar esses conceitos em prol da melhor decisão de preço?
• O impacto do custo e das margens nas decisões de pricing: curva de demanda e preço ótimo.
Estratégias de Precificação e Escada de Maturidade
• Markup: conceitos, estratégias e aplicabilidade;
• Cost-based: vantagens, desvantagens e melhores práticas;
• Market-based: vantagens, desvantagens e melhores práticas;
• Preço baseado em valor: entendendo o valor percebido pelo cliente e disposição para pagar;
• A escada de maturidade do pricing.
Market-based
• Entendendo o cenário competitivo: análise de preços dos concorrentes;
• Teoria dos jogos de preços: como antecipar e responder às movimentações de preços dos concorrentes.
Value-based
• Entendendo o valor do cliente: o conceito de utilidade;
• O que é utilidade e como está relacionada ao valor do cliente?;
• O conceito de utilidade marginal e sua importância na precificação;
• Medindo a utilidade: como realizar pesquisas com clientes e analisar os dados;
• Curvas de decisão e análise de sensibilidade de preços;
• Usando curvas de decisão para estimar a sensibilidade de preços;
• Compreendendo a relação entre preço e demanda: a curva de demanda e o coeficiente de elasticidade preço-demanda.
Elasticidade
• O Efeito de elasticidade e a disposição a pagar;
• Elasticidade preço-demanda e elasticidade cruzada;
• Como utilizar a ciência de dados aliada para medir a elasticidade e aumentar os ganhos da empresa;
Elementos de IA e modelagem
• Uma breve história da IA;
• “Todos os modelos estão errados, mas alguns são úteis”;
• Passos para a construção, seleção e performance de um modelo;
• Principais erros na etapa de modelagem e como mitigá-los;
• Famílias de modelos e cases de aplicação em pricing.
Price optimization
• Cases em diferentes segmentos;
• Atividade prática envolvendo todo o time e trazendo um desafio real da companhia.
Price-response curve e aplicação prática em python
• Workshop prático de modelagem de price-response curves.
Modelagem Avançada
• ARIMAX e modelos multilineares autoregressivos: vantagens e limitações;
• Bayesian models;
• Booster e redes neurais aplicadas para precificação: vantagens e limitações.
Retrospectiva dos principais aprendizados e conclusão
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Guilherme Zuanazzi
CEO da Aprix
Guilherme Zuanazzi
CEO da Aprix
● Engenheiro de Produção | UFRGS (Brasil)
● Engenheiro Industrial com foco em Supply-Chain |INP-Grenoble (França)
• Consultoria em pricing na Accenture, em Paris
• Harvard Extension School | MLA com foco em Data Science
• Experiência em pricing em diferentes segmentos: transportes, montadoras, combustíveis, bens de consumo e outros
● Engenheiro de Produção | UFRGS (Brasil)
● Engenheiro Industrial com foco em Supply-Chain |INP-Grenoble (França)
• Consultoria em pricing na Accenture, em Paris
• Harvard Extension School | MLA com foco em Data Science
• Experiência em pricing em diferentes segmentos: transportes, montadoras, combustíveis, bens de consumo e outros
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Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, destacar-se tornou-se essencial para o sucesso profissional.
No LinkedIn, publicar certificações é uma estratégia poderosa para se destacar, pois não apenas validam suas habilidades e conhecimentos, mas também demonstram comprometimento com o aprimoramento contínuo.
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A Aprix é especialista em resolver problemas complexos de precificação com alto volume de dados usando inteligência artificial.
Produzimos plataformas de otimização de preços usando IA que aumentam a eficiência operacional e estratégica dos processos de pricing.
Também monitoramos milhões de preços diariamente, utilizados para a tomada de decisão de bancos de investimento, indústrias, transportadoras e outros segmentos.
Empresas de diferentes portes e segmentos utilizam as nossas tecnologias para resolver problemas complexos de precificação e ganhar eficiência.
Entre elas, indústrias de bens de consumo, empresas de serviços, distribuidoras, redes de postos de combustíveis e bancos de investimento globais.
Preencha o formulário e entre em contato para receber mais informações sobre o treinamento em pricing!